Reconstrução mamária
O tratamento do câncer de mama é multidisciplinar. Na parte cirúrgica o médico mastologista que faz a maior parte dos procedimentos relacionados ao tumor e as linfonodos. Quanto a reconstrução mamárias, estas cirurgias podem ser feitas por mastologistas e ou cirurgiões plásticos, mas muitas vezes as equipes combinadas apresentam excelentes resultados oncológicos, estáticos e funcionais.
A reconstrução mamária pode ser realizada logo após a retirada do primeira cirurgia, ou posteriormente, num segundo tempo cirúrgico.
Podem ser realizada inúmeras técnicas com uso de expansores de pele, implantes de mama ou com retalhos de tecidos da própria paciente. Cada paciente tem indicação específica para cada tipo de reconstrução.
A técnica escolhida e o tempo da cirurgia depende, entre outros fatores, da relação do tamanho do tumor x tamanho da mama, estadiamento, necessidade de radioterapia ou não e características físicas da paciente.
A reconstrução das mamas fornece às pacientes melhora do bem-estar físico, sexual e psicossocial quando comparada com as pacientes que não foram submetidas reconstrução.
Hoje em dia, em nossa prática clínica quase todas as pacientes tem acesso a opções de reconstrução com ótimos resultados finais.