Prevenção de Câncer de Mama

Dra. Mila Miranda

Saiba mais sobre

Prevenção de Câncer de Mama

COMO POSSO ME PREVENIR DO CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e a segunda causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil. Uma em cada oito mulheres irá desenvolver a doença no decorrer da vida.

O rastreio regular com mamografia anual é a forma mais eficaz de fazer o diagnóstico precoce e reduzir as mortes por câncer de mama.

Mas pouco não se fala sobre o que as mulheres podem fazer por conta própria para reduzir SEU o risco pessoal de câncer de mama.

1-Não fumar.
A incidência do tabagismo diminuiu significativamente no último meio século, mas diariamente ainda vemos mulheres jovens e adolescentes fumando. Um estudo de décadas realizado com mais de 100 mil mulheres na Noruega e na Suécia descobriu que, em comparação com as não fumantes, aquelas que fumavam 10 ou mais cigarros por dia durante 20 ou mais anos tinham um terço a mais de risco de desenvolver câncer de mama invasivo e as meninas que começaram a fumar antes dos 15 anos eram quase 50% mais propensas a desenvolver o câncer de mama.

2-Controle SEU o peso. À medida que o índice de massa corporal, aumenta, o mesmo acontece com o risco de desenvolver câncer de mama. Isso porque a gordura abdominal é metabolicamente ativa, produzindo fatores de crescimento e hormônios, incluindo estrogênio, que podem estimular o crescimento de células de câncer de mama.
O excesso de peso também diminui as chances de uma mulher sobreviver ao câncer de mama, embora não se saiba se perder peso após um diagnóstico de câncer de mama aumenta a remissão duradoura.

3- Diminua ingestão de álcool
As mulheres que consomem de duas a cinco bebidas por dia são 40% mais propensas a ter câncer de mama do que as que não ingerem álcool.

Na verdade, apenas uma bebida por dia pode aumentar o risco de câncer de uma mulher em cerca de 7%. O consumo de álcool afeta o nível de hormônios sexuais que aumentam o risco de câncer em mulheres na pré e na pós-menopausa.
Entre as mulheres já tratadas por câncer de mama, o consumo de álcool equivalente a três ou quatro doses por semana aumenta o risco de recorrência.
Uma bebida eventual não deve ser um grande problema, mas a regularidade , sim! Evite.

4- Dieta balanceada
Ingerir preferencialmente vegetais, frutas, grãos, e carboidratos integrais, associada a redução de carnes vermelhas ricas em gorduras saturadas; além de evitar bebidas açucaradas.
Uma análise recente de 15 estudos prospectivos encontrou menor risco de câncer de mama entre as mulheres com maior consumo de frutas e vegetais.
O mais interessante foi que a associação mais forte foi encontrada, não para as mulheres que mudaram suas dietas após o câncer de mama, mas para aqueles que comeram muitas frutas e vegetais no início da vida e continuaram a fazê-lo como adultas.
Os alimentos que mais protegem são vegetais e frutas ricos em substâncias chamadas carotenóides, os pigmentos coloridos de cor laranja que são precursores da vitamina A. Estes incluem não apenas cenoura e abóbora de inverno, mas também vegetais de folhas verdes escuras e as frutas vermelhas.

5- Pratique exercicios regulares!
Não só o exercício regular pode ajudar a prevenir o câncer de mama e promover a recuperação da doença, mas também protege contra muitos outros males crônicos e pode ajudar as mulheres a alcançar e manter o peso adequado. Mais de 50 estudos observacionais realizados aqui e em outros países descobriram que as mulheres ativas têm menor risco de desenvolver câncer de mama e menor mortalidade se o desenvolverem. Atividades como a caminhada rápida são eficazes, especialmente se feito por pelo menos 30 minutos por dia, pelo menos 5x por semana.

Vamos encaixar esses hábitos?

Dedico-me ao bem-estar feminino com empenho e compaixão. Estou aqui para trazer conforto e esperança, especialmente nos momentos mais desafiadores da jornada das mulheres.

CRM 144750 - SP • RQE Nº: 48786

Dra. Mila Miranda