Alterações palpáveis nas mamas são queixas muito frequentes nos consultórios de mastologia, correspondendo a 50-60% da busca por um especialista. Essas áreas palpáveis podem ser massas sólidas (nódulo) ou “bolsinhas” contendo líquido no seu interior (cisto).
Diagnóstico
Uma boa avaliação da mama exige uma história clínica adequada, exame físico detalhado e exames complementares, como mamografia, ultrassom e em algumas situações ressonância magnética. Em caso de alteração mamária, procure atendimento!
Tratamento
Os nódulos mais comuns são os fibroadenomas e os tumores filóides benignos. Os fibroadenomas são nódulos benignos, compostos pela proliferação acentuada de tecido glandular e de sustentação. Geralmente, crescem até aproximadamente 2 cm e não necessitam de tratamento cirúrgico.
Já os tumores filoides podem crescer mais que 2 cm, costumam aparecer por volta dos 40 anos e apresentam uma celularidade maior. Nesses casos, o tratamento geralmente é cirúrgico, pois a análise completa do nódulo é importante para descartar a presença de atipias ou células malignas.
Os cistos mamários podem aparecer desde a adolescência até a paciente entrar na menopausa e, se forem simples, apenas “bolsinhas” com líquido dentro, sem conteúdo sólido ou área sólida no seu interior, não há necessidade de intervenção cirúrgica. Ocasionalmente, podem ser puncionados para esvaziamento e alívio de desconforto local.